* Para que servem os sensores de estacionamento?
 
Os sensores de estacionamento são uma tecnologia essencial ao permitir estacionar o carro em excelentes condições, sem correr o risco de danificar portas, pára-choques ou faróis.
 
Até há bem pouco tempo este dispositivo só estava disponível para os carros mais caros. No entanto, hoje em dia já é possível instalar o equipamento à posteriori em qualquer automóvel, isto porque algumas empresas de acessórios desenvolveram este dispositivo para que pudesse ser instalado, independentemente do modelo ou versão.
 
* Como funcionam os sensores de estacionamento?
 
A activação do sistema de estacionamento é baseada na tecnologia de ultra-sons e funciona da seguinte forma: quando são detectados objectos a uma distância pré-definida pelo sistema, esta chama à atenção do condutor através de um sinal visual ou sinal sonoro. Os fabricantes programam o alcance na placa electrónica dos sensores e dividem o sinal sonoro em três fases, ou seja, quanto mais próximo estiver de um objecto menor é a pausa entre os sinais, sendo que a última fase é a emissão de apenas um tom contínuo, alertando que a distância a que está do obstáculo é muito curta.
 
* Vantagens de ter um carro com sensores de estacionamento
 
Este dispositivo de segurança para além de reconhecer superfícies imóveis ou veículos tem também a vantagem de detectar a presença de pessoas que circulam por trás (ou à frente) do carro. Esta característica evita a ocorrência de acidentes por distracção.
 
Alguns modelos mais avançados permitem, inclusive, ver no ecrã do painel, qual é a distancia exacta que o veículo está do objecto mais próximo. Esta possibilidade, para além de dar maior segurança, permite também que o condutor não seja surpreendido por um ponto cego, isto é, por aquelas áreas que não estão ao alcance da visão e que não são facilmente observáveis pelos espelhos retrovisores.
 
Outra vantagem importante é o benefício que o investimento em sensores de estacionamento pode trazer ao evitar as constantes visitas ao mecânico, bem como na relação existente entre esse investimento e o preço dos pára-choques.
 
in Tecnologia do Globo